Sejam bem vindos!

Olá, este blog faz parte das atividades da disciplina Didática e Praxis Pedagógica II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, na qual eu estou matriculada. Neste serão expostas reflexões acerca da disciplina e sobre educação em geral.



quarta-feira, 18 de maio de 2011


Como estão todos vocês?

Eu estou muito bem! Querem saber por quê? Menos de uma semana após o último post,
acerca do planejamento em nossa vida acadêmica, onde eu questionava se nós costumamos nos perguntar por que estamos estudando isso ou aquilo naquele momento ou daquela forma, em plena sexta-feira, aconteceu!

Pois então, por mais surpresa que isto venha causar, durante uma aula na Disciplina de LETA31 – Leitura de produções artísticas, a professora nos perguntou se nós alguma vez já paramos para questionar o porquê de existir esta disciplina em nosso currículo. A mesma nos explicou os objetivos e expectativas da mesma acerca das possibilidades da disciplina, e até porque em seu título víamos leituras, e não análise ou outra palavra subjacente...

Imaginem o meu encantamento! A partir das idéias de Vasconcelos (1999) que vemos em sala de aula, que em suas discussões sobre currículo também trata sobre a questão da alienação dos professores, me surpreende encontrar de repente uma professora que questiona o seu próprio papel e o papel de sua disciplina em nossa formação, não somente no inicio, mas também no meio do semestre, o que nos deixa amparados pela reflexão, de que não basta reclamarmos ou nos acomodarmos, mas precisamos evocar o debate acerca das peculiaridades deste entrelugar em que nos encontramos. Omos responsáveis também pelo nosso saber...



Obrigada professora Laura Castro!

VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo: Libertad, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário