Sejam bem vindos!

Olá, este blog faz parte das atividades da disciplina Didática e Praxis Pedagógica II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, na qual eu estou matriculada. Neste serão expostas reflexões acerca da disciplina e sobre educação em geral.



quinta-feira, 19 de maio de 2011



Olá colegas!
Hoje vou falar um pouco de uma experiência como educadora durante uma oficina realizada em uma turma do 5º ano da Escola Municipal Beatriz de Farias localizada em Boca da Mata,Cajazeiras.

Através de um convite de uma amiga, fomos conversar com a turma sobre amizade. A atividade está prevista no cronograma da Escola que trabalha com projetos uma vez na semana, o que esboça o seguimento de um PPD, e consequentemente de um planejamento realizado em sala de aula.

Junto com a professora sugerimos um planejamento para uma oficina, na qual esta teria uma co-participação, estando a todo o momento em interação conosco e com os alunos.

O planejamento se baseou em um encontro de aproximadamente 2 horas, em que conversaríamos com a turma sobre amizade e relações interpessoais. Seguimos o seguinte planejamento:
1º Dinâmica de apresentação: cada criança deveria escolher o colega ao lado para apresentá-lo, falando o nome dele, a sua idade, o seu hobby, quem seria seu melhor amigo e qual a comida que este mais gosta.
2º Investigar as concepções de amizade para as crianças e a partir destas levantar alguns conceitos sobre o tema.
3º Momento de reflexão onde as crianças esporam o que para estas seria a amizade, e como esta se dava dentro da turma.
4º Exposição através de fotos animadas acerca dos diversos tipos de amigo: Conversador, engraçado, estressado, família, irmão, etc.
5º Por fim, dinâmica, “Espalhe Amizade” encerrando com exposição de filmes acerca do tema amizade.

Os materiais utilizados foram data-show, som e caixa de doces para a dinâmica.

Sei que sou suspeita, mas posso dizer que a oficina foi um sucesso, e dentro da mesma surgiram diversos temas, como bulling, o respeito, a liberdade, dentre outros. Ver a interação e participação das crianças durante toda a oficina foi fundamental para percebermos como os mesmos eram os sujeitos daquele processo e que com planejamento e dedicação conseguimos muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário