Sejam bem vindos!

Olá, este blog faz parte das atividades da disciplina Didática e Praxis Pedagógica II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, na qual eu estou matriculada. Neste serão expostas reflexões acerca da disciplina e sobre educação em geral.



quarta-feira, 18 de maio de 2011


Olá colegas, acredito que seja importante falarmos um pouco acerca dos parâmetros que regulam as nossas ações como professores, e em meu caso específico, como professora de Língua Portuguesa. Trago um pouco das reflexões feitas no artigo que produzimos em equipe para esta disciplina.

Estou falando dos parâmetros curriculares nacionais (BRASIL, 1997)., que constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. No que concerne à Língua Portuguesa, os PCN’s destacam que o ensino e a aprendizagem desta disciplina na escola é resultante da articulação de três variáveis: o aluno, a língua e o ensino.

Para que a mediação entre estas variáveis aconteça efetivamente, o professor deverá planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno. Neste âmbito é que entra a questão do nosso planejamento, para que estas atividades atinjam seus objetivos intrínsecos e beneficiem os sujeitos da aprendizagem. Mas não estamos sozinhos nesta tarefa, a escola e a sociedade, devem trabalhar em relações de parceria, nestas complexas situações de aprendizagem.

Desta forma, objetiva-se que os alunos adquiram progressivamente uma compe
tência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado, como preconizam os PCN’S e nossos anseios internos.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília:1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário